domingo, 20 de maio de 2018

Catrapim -Festival de Artes para Crianças nos dias 23 e 24 de junho

Festival de Artes para Crianças nos dias 23 e 24 de junho

TEATRO DE MARIONETAS E CANÇÕES 
ANIMAM CATRAPIM NA MATA DO BUSSACO

O teatro de marionetas "O Bosque Encantado” e o espetáculo video-musical “A Floresta Encantada” são dois dos nove espetáculos que serão apresentados, nas tardes de 23 e 24 de junho, na Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada), no âmbito da 2ª edição do Catrapim – Festival de Artes para Crianças. 
“A Floresta Encantada” é um espetáculo de canções e vídeo, desenvolvido por Orlando Mesquita, autor e cantor que dá a alma e voz a este projeto de uma vida de composição musical para o universo infantil.
Fundador de uma das mais emblemáticas bandas da folk portuguesa dos anos 70 – “King Fisher's Band” -, Orlando Mesquita desenvolveu paralelamente um percurso como professor dos mais pequeninos. Ao longo dos anos, construiu um repertório de mais de uma centena de temas para o público infantil e que agora nos apresenta ao vivo pela primeira vez. Para esta atuação, desafiou, para se juntar a si em palco, a cantora brasileira Marcella, que conta com inúmeros trabalhos musicais infantis, num espetáculo de canções “orelhudas” onde as projeções vídeo também não vão faltar e prometem encantar.
Já o Grupo Pandora Teatro vai apresentar o espetáculo "O Bosque Encantado”, que falará sobre como é possível destruir um bosque sem que ninguém dê por isso. Um homem com dinheiro quer comprar um bosque pertencente a uma freguesia e para atingir esse propósito diz que protegerá o meio ambiente e respeitará os animais. Mas é tudo mentira. Serão os animais que irão defender o bosque. 
Este é um espetáculo com uma mensagem ecológica, do ponto de vista dos animais que habitam as nossas florestas. Pretende-se despertar na criança o respeito pela natureza e a procura pelo equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. 
A Pandora Teatro é uma Companhia de Marionetas/Atores para a infância, itinerante, fundada em 1997, por Júlia Agra e Manuel Almeida, com a ajuda de outros colaboradores. 
componente educativa e de sensibilização ambiental são muito importantes noa programação do Catrapim, uma iniciativa cultural da Fundação Mata do Bussaco, que pretende sensibilizar os mais novos para a limpeza da floresta e a proteção do meio ambiente. 
A par do teatro e da música, vão ter lugar sessões de showcooking e malabarismo, em nove palcos espalhados pela Mata Nacional do Bussaco, quatro horas por dia (das 15 às 19 horas), e com acesso gratuito (exceto viaturas motorizadas). 
Promovido pela Fundação Mata do Bussaco e coproduzido pela Associação Escolíadas, o evento tem o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal da Mealhada, do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das Águas das Caldas de Penacova, das Águas do Centro Litoral e do Grande Hotel de Luso e conta com a colaboração de escuteiros, bombeiros, autarcas, escolas e associações locais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário