quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Fórum - Gestão de Áreas Protegidas: Serra da Gardunha

A tragédia que se abateu sobre a Serra da Gardunha é avassaladora.
Não menos avassaladora é a emergência da vontade cívica manifestada na última semana por grupos de cidadãos e entidades associativas, no sentido de contribuir para a revitalização da Gardunha.
Essa capacidade de mobilização é algo que sublinha, mais uma vez, a singularidade desta serra e a influência que mantém desde sempre na identidade de todos quantos vivem ou cresceram nas que a definem.
Esse é um recurso valioso que nenhuma comunidade pode em seu benefício desperdiçar.
A Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, que integra na sua base social as juntas de freguesia da Serra da Gardunha e grande parte das entidades e associações que têm sido determinantes na mobilização solidária e cívica desde a primeira hora, coloca-se desde já ao serviço da comunidade para apoiar esse processo de revitalização.

Sendo fundamental concluir o processo de rescaldo e levantamento detalhado de prejuízos e problemáticas urgentes que se colocam no imediato, convidamos todos a participar no Fórum que iremos promover no próximo dia 14 de Outubro, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, para promover o debate e troca de ideias sobre o modelo de gestão de áreas protegidas, e em particular da Serra da Gardunha.

Em concreto, pretendemos ajudar à agregação dos diversos contributos e ideias, promovendo o trabalho conjunto entre os grupos de cidadania e associativos, em particular sobre os seguintes eixos:
• Dinamização de modelos colaborativos de gestão - plataformas cívicas
• Capacitação de comunidades, educação ambiental e voluntariado
• Recuperação e reflorestação

O futuro da Gardunha depende da vontade, mas também da capacidade de colaboração de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário