terça-feira, 16 de maio de 2017

Jornada de visita no Cabeço Santo


por Paulo Domingues
É já no próximo Sábado, 20 de Maio, que teremos uma jornada no Cabeço Santo exclusivamente dedicada à observação, à apreciação, à reflexão, … e outras coisas que caibam na visita anual que vamos realizar à área de intervenção do Projecto. Será um percurso circular de cerca de 7,5 km, com início na Capela de São Francisco no Feridouro. Vamos estar atentos tanto às coisas belas como às que dessa qualidade estão mais deficitárias, tanto aos sucessos do projecto como aos (relativos) insucessos, tanto ao que já foi feito, como ao que falta fazer… certos de que tudo isso é necessário para terminarmos esta jornada especial mais conscientes do nosso papel no cuidado (deste pequeno pedaço) da Terra e das suas criaturas.
O que pretendemos pois é que esta caminhada não seja apenas um passeio desatento e quiçá mais motivado pela forma física de cada um, mas que seja um investimento na motivação dos participantes para que se envolvam (os que puderem, claro) mais activamente em todas as outras jornadas do ano: as jornadas de trabalho voluntário! É com efeito imenso o que há a fazer para recuperar (o que é possível de) uma paisagem tão imensamente degradada, pelo que todas as boas-vontades são necessárias.
Vamos agora aos aspectos mais práticos: embora não estritamente necessária, é conveniente a inscrição para a caixa de correio cabsanto@gmail.com com indicação de um contacto de telemóvel. Caso haja possibilidade disso, poderemos coordenar boleias desde Aveiro ou Águeda. Teremos um ponto de encontro em Belazaima, no parque do Moinho de Vento, pelas 8:45h e outro na Capela de São Francisco, no Feridouro, pelas 9:00h. A visita inicia-se com a subida do cabeço, até à cota dos 400 metros, e depois segue-se quase 2 km ao longo da linha de nível. Inicia-se então a descida até ao ribeiro, e segue-se depois a travessia do corredor ecológico ribeirinho entre o Cambedo e a Ribeira do Tojo. Finalmente passaremos pela zona do Vale de Barrocas, a parte mais “dolorosa” da visita, dados os acontecimentos recentes. Mas, para terminar com uma impressão mais animada, percorreremos os últimos metros até ao Feridouro ao longo do corredor ribeirinho, onde o projecto intervém desde 2015.
Para quem quiser ficar, haverá um almoço (para o qual cada um deve trazer a sua contribuição) no Parque do Moinho de Vento em Belazaima.
Até Sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário