sexta-feira, 10 de março de 2017

PROJETO 80 CHEGA A MAIS DE 7000 ALUNOS EM SEIS SEMANAS

logo quercus.jpgFoto-Perfil-Youtube-v2 



PROJETO 80 CHEGA A MAIS DE 7000 ALUNOS EM SEIS SEMANAS

Lisboa, 8 de Março de 2017 – Em apenas seis semanas, mais de 7000 alunos participaram nas dinâmicas e atividades do MOCHE Dá Tudo by Projeto 80, programa de âmbito nacional que sensibiliza os jovens para a sustentabilidade e incentiva o empreendedorismo social e associativismo. Até ao final da sexta semana do Roadshow nacional – faltam ainda três semanas – foram apresentados mais de 150 projetos e iniciativas em prol da sustentabilidade, empreendedorismo social, economia verde e cidadania ativa.
Animação e entusiasmo foram constantes nas 23 Escolas onde o Roadshow P80 já foi recebido. Aveiro, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Santarém, Lisboa, Faro, Vila Real e Bragança são os distritos já visitados pelo projeto, que termina no dia 24 de março.
A criatividade, o interesse e o sentido crítico dos alunos do ensino básico e secundário para as temáticas ambientais e cívicas têm sido surpreendentes. Acompanhados pelos professores e pela equipa do P80, os jovens criam projetos ambiciosos em torno da comunidade em que se inserem e das boas práticas ambientais, demostrando a sua preocupação e consciência sobre os assuntos que os envolvem direta e indiretamente. O voluntariado, a preservação dos espaços verdes, a reciclagem, a sinistralidade rodoviária foram algumas das temáticas que se destacaram nas sessões realizadas no Roadshow P80.
O MOCHE Dá Tudo by Projeto 80 tem como objetivo formar e incentivar os jovens portugueses, entre os 13 e os 17 anos, a criar e agir em torno dos temas que fazem parte da sua realidade, com vista à promoção de uma cidadania mais ativa e relevante para um futuro sustentável.
MOCHE, Sociedade Ponto Verde, Amb3E – Gestora da Rede Electrão, Luso Fruta e Intra_Rail apoiam este projeto, sendo que reforçam junto da comunidade escolar a importância do associativismo, da mobilidade e do turismo sustentáveis em Portugal, assim como acentuam a educação ambiental para a sustentabilidade.
A Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude têm levado a cabo iniciativas de promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e do associativismo.
MOCHE, parceiro DáTudo do Projeto 80, estimula a criatividade e o empreendedorismo digital através da atuação do cantor PROFJAM, um dos rappers portugueses mais promissores da atualidade de acordo com a Trendsmap Portugal, que tem desafiado os jovens a rimarem o seu futuro e candidatarem-se a participar com o próprio rapper num dos seus concertos. Até ao momento já foram submetidas mais de 80 rimas, com elevada originalidade e qualidade, o que tem dificultado o processo de decisão do PROFJAM.
“Estórias de RIRciclar” é a dinâmica apresentada pela Sociedade Ponto Verde que, através do humor expressado por Afonso Paiva, sensibiliza os jovens para a importância de separar e reciclar os resíduos de embalagem como hábitos quotidianos.
Luso Fruta focou a sua ação no associativismo, promovendo a competição em torno de um estilo de vida saudável, com a realização do Luso Fruta Sports Talent, uma iniciativa em que os alunos, através de desafios mensais ligados ao desporto, podem ganhar prémios não só para si como também para a escola e para a comunidade. Até à data, o Luso Fruta Sports Talent já contou com 24 participações e selecionou o primeiro vencedor, que vai receber um kit desportivo completo patrocinado pela marca.
Até 24 de março, o Roadshow Projeto 80 vai continuar pelas escolas dos distritos de Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Guarda, chegando a milhares de alunos.
O Projeto 80 é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards.
Calendário de escolas a visitar no Roadshow P80 e outras informações disponíveis em: www.projeto80.pt e www.facebook.com/Projeto80.
Para mais informações, contactar:

Nuno Sequeira, Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Quercus, telemóvel 93 778 84 74
João Branco, Presidente da Direcção Nacional da Quercus, telemóvel 93 778 84 72

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário