segunda-feira, 27 de março de 2017

Anilhagem Científica de Aves & Identificação de Morcegos

A Associação Transumância e Natureza, irá realizar nos dias 1 e 2 de Abril, sessões de anilhagem de aves e captura de morcegos com o objetivo de promover e dar a conhecer técnicas de monitorização da avifauna e quirofauna na Ribeira do Mosteiro, situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional.
A anilhagem científica é um método de investigação que se baseia na marcação individual de aves, as quais se atribui uma combinação única de caracteres a cada um dos indivíduos capturados. Através da interpretação dos dados morfológicos e biométricos obtidos durante a atividade de anilhagem é possível obter um conhecimento mais profundo das diversas espécies e respetivas populações, bem como sobre as características dos indivíduos que as compõem. Assim, quando uma ave é capturada na rede de um(a) anilhador(a) este(a) procura-se obter a maior quantidade possível de informação, atuando de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Central de Anilhagem do país onde foi efetuada a captura. A análise das deslocações de aves anilhadas permite definir as suas rotas migratórias e conhecer as áreas de repouso ou paragem. Fica, deste modo, disponível informação crucial para orientar medidas de conservação efetivas e para guiar no planeamento de sistemas integrados de áreas protegidas para defesa da avifauna. Os morcegos são um grupo onde a observação em campo é difícil e a correta identificação da espécie nem sempre é possível. Assim, durante este curso de iniciação, poderá ficar a conhecer algumas técnicas para captura assim como para identificação. Iremos realizar igualmente transectos acústicos para captação de frequências emitidas por este grupo taxonômico e dessa forma poder fazer a correta identificação da espécie. As redes de captura iram estar a funcionar durante períodos diurnos e noturnos, tentando capturar o máximo de indivíduos possível e de diferentes espécies.
Localização
Na estrada entre Freixo de Espada à Cinta e Barca d'Alva, desvie para a estrada do Candedo / Ribeira do Mosteiro. Para chegar ao local do evento, siga o percurso pedestre marcado como "Percurso Ribeira do Mosteiro – Calçada de Alpajares". Ponto de encontro: moinho da Ribeira do Mosteiro.
Localização GPS do início do Percurso Ribeira do Mosteiro
Calçada de Alpajares: 41.041553, -6.908643. Advertimos que os carros teram que ficar estacionados onde começa o percurso marcado referido no parágrafo anterior.
Refeições
Será servido almoço e jantar no dia 1 de Abril, com um custo associado de 10 euros por refeição. Com opção vegetariana.
Data:
1 e 2 de Abril, 2017
Hora de início
8:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário