terça-feira, 22 de abril de 2014

Workshop "Aromas da Mata" em maio - Mata Nacional do Buçaco

Imagem intercalada 1


Iniciativa realiza-se dia 17 de maio

Workshop “Aromas da Mata” em maio

A Fundação Mata do Buçaco vai organizar o workshop Aromas da Mata, no próximo 17 de maio, pela formadora Mónica Zuzarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Uma oportunidade para sentir os aromas da Mata do Buçaco e ficar a saber mais sobre óleos essenciais. A não perder…

A atividade terá início às 9h30, altura em que será realizada uma breve introdução sobre os óleos essenciais, a sua importância e como são produzidos. Após uma pausa a meio da manhã (Coffe break), irá realizar-se uma visita exploratória pela Mata Nacional do Buçaco. Das 14h às 18h, será realizada a componente prática do workshop ao responder a questões como: Como obter óleos essenciais? Destilação: Como analisar um óleo? Variabilidade química e Potencialidades? No final, todos os participantes poderão levar para casa uma amostra de óleos essenciais destilados.

O custo de participação ainda nesta atividade é de 30€ por pessoa, sendo que as inscrições devem ser efetuadas através do emailsetoreducativo@fmb.pt ou do telefone 231 937 000. As inscrições são limitadas ao mínimo de 5 participantes e máximo de 20. A inscrição está sujeita a marcação prévia com pagamento de 50% e a confirmação mediante vagas existentes.

Os participantes receberão um voucher de entrada na Mata e um café na Esplanada da Mata e poderão ainda usufruir de 10% de desconto nos seguintes restaurantes na vila termal de Luso, no dia do workshop: Restaurante Lourenços; Restaurante “O Cesteiro” e Restaurante Pensão Regional.

Sobre a orientadora do Workshop:

Mónica da Rocha Zuzarte licenciou-se em Biologia em 2004 e obteve o grau de mestre em Biotecnologia Vegetal em 2008, pela FCTUC. Em 2005 realizou Estágio Profissional no Jardim Botânico da UC. Em 2013 terminou o seu Doutoramento em Biologia (pré-Bolonha), especialidade Fisiologia, pela FCTUC.

De 2006 a 2007 exerceu funções de Técnica Superior no Laboratório de Microscopia Eletrónica do Departamento de Botânica da FCTUC.

Em 2007 concluiu a Pós-graduação em Medicamentos e Produtos de Saúde à Base de Plantas, pela FFUC. Tem várias participações em congressos nacionais e internacionais. Publicações: M. Zuzarte, A. M. Dinis, C. Cavaleiro, J. Canhoto, L. Salgueiro - Trichomes Morphology and Essential Oils Characterization of Field-Growing and In Vitro Propagated Plants of Lavandula pedunculata - Microsc Microanal 14 (supp 3), 2008; M. Zuzarte, M. J. Gonçalves, C. Cavaleiro, A. M. Dinis, J. Canhoto, L. Salgueiro - Chemical Composition and Antifungal Activity of the Essential Oils of Lavandula pedunculata (Miller) Cav. - Chem Biodivers, 2009 (In press). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário