terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jornada de Gestão Florestal


visita para órgãos de comunicação social
Mata Nacional de Leiria, 19 de Janeiro de 2011
A Autoridade Florestal Nacional (AFN) vai realizar uma jornada de trabalho dia 19 de Janeiro, quarta-feira, dedicada aos órgãos de comunicação social. O objectivo é dar a conhecer as operações de gestão florestal e de silvicultura preventiva que se encontram a decorrer na Mata Nacional de Leiria. Os trabalhos decorrerão até à hora de almoço e contarão com a presença do Secretário de Estados das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Mestre Rui Pedro Barreiro, e do Presidente da AFN, Eng.º Amândio Torres.
Neste encontro, serão apresentados vários investimentos realizados em 2010 com financiamento do PIDDAC e com financiamento privado obtido através de colaborações com a sociedade civil. Serão também demonstradas as condições da Mata Nacional de Leiria para vir a ser a primeira mata nacional de pinheiro-bravo a obter Certificação Florestal, dado a AFN ter concluído em 2010 a elaboração do respectivo Plano de Gestão Florestal (PGF).
Do programa desta jornada, destaca-se:
-     Visita aos talhões 216, 235 e 26: aproveitamento de regeneração natural de pinheiro-bravo; condução de povoamentos florestais – Inventário Florestal; resinagem à morte.
-     Visita aos talhões 239, 240, 221: exploração florestal – corte final; repovoamento florestal – regeneração natural.
-     Visita ao aceiro K: Defesa da Floresta Contra Incêndios – Rede Primária da Mata Nacional de Leiria e apresentação de Projecto PRODER (instalação de rede primária e de mosaicos de gestão de combustíveis).
-     Visita a duas áreas ardidas em 2003: apresentação da estratégia de recuperação da área ardida e visita a plantação de pinheiro-bravo e de pinheiro-manso, executada em colaboração com a sociedade civil; visita a projecto, executado em 2010, de recuperação de aproveitamento de regeneração natural de pinheiro-bravo em 286 ha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário