terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cientistas portugueses lideram pesquisa para fortalecer o medronheiro

Um projecto de investigação que pretende tornar os medronheiros mais produtivos e resistentes, está a ser conduzido há cinco anos por uma equipa conjunta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Escola Superior Agrária de Coimbra. Os investigadores pretendem, através de métodos de clonagem e selecção, melhorar o comportamento de uma espécie com grande potencial económico e ambiental.

O projecto - onde também participam investigadores da área florestal do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, antiga Estação Florestal Nacional, e da Escola Superior Agrária de Castelo Branco - é liderado por Jorge Canhoto e Filomena Gomes, especialistas em biotecnologia vegetal. Os investigadores já obtiveram genótipos de medronheiros mais produtivos e mais resistentes a condições ambientais adversas e com frutos de qualidade superior. O objectivo é “melhorar o comportamento vegetal do medronheiro, uma planta com grande potencial económico e ambiental, mas ainda muito pouco estudada e explorada”, como informa a FCTUC num comunicado de imprensa.
O projecto começou com a selecção e caracterização de plantas boas produtoras de fruto, junto dos proprietários. Foram recolhidas amostras, desde o Algarve ao Minho, para avaliação da diversidade de medronheiros existentes no país. Do universo genético encontrado, os investigadores seleccionaram as denominadas “árvores de elite” e procederam à sua caracterização molecular, ou seja, efectuaram uma espécie de “impressão digital” das plantas para, a partir daí, desenvolverem metodologias de clonagem. Continua em Mundo Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário