quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cientistas portugueses lançam revista sobre ecologia destinada ao grande público


Helena Geraldes

Levar a todas as pessoas aquilo que os investigadores de Norte a Sul do país estão a fazer é o maior objectivo da revista “Ecologic@”, de acesso gratuito, lançada esta tarde na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O grande objectivo é “divulgar a ciência ecológica e fazer a ligação entre ciência e sociedade, levando a ecologia a todas as pessoas”, explicou Paula Sobral, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e editora principal. Biodiversidade, conservação e recursos naturais são apenas alguns dos temas que serão publicados nas páginas online da "Ecologic@”.

A revista – online, quadrimestral e gratuita – é um “projecto bastante antigo da Sociedade Portuguesa de Ecologia (Speco) e que só agora conseguiu reunir as condições” necessárias ver a luz do dia, contou Paula Sobral ao PÚBLICO.

Todos os investigadores associados ao meio académico e dedicados à área da ciência da Ecologia são convidados a apresentar os seus artigos, que serão submetidos a revisão por um corpo editorial composto por professores universitários de Norte a Sul do país, explicou.

O primeiro número da revista (de Janeiro a Abril de 2011) é dedicado à Biodiversidade e tem artigos científicos, opinião, artigos de divulgação e resumos de teses de mestrado e de doutoramento.

“Acreditamos que a revista tem um grande potencial, uma vez que não existe nenhuma publicação científica, em português, sobre o tema”, acrescentou Paula Sobral.

A responsável reconhece que os investigadores “sentem muito a necessidade de comunicar melhor. Este é um passo nesse sentido, mas ainda estamos só a começar”.

Paula Sobral considera que hoje a Ecologia “tem mais peso. Antigamente era mais difícil passar conceitos e termos”. Ainda assim, há muito trabalho a fazer, nomeadamente para “a Ecologia se afirmar como Ciência, esclarecendo uma possível confusão com movimentos ecologistas”.

in Ecosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário